Notícia

Repaginando o escritório: invista em plantas para ambientes internos


Conheça os benefícios de ter plantas no ambiente de trabalho e veja algumas dicas de espécies para renovar o espaço corporativo

Um ambiente de trabalho onde os funcionários se sentem bem faz toda a diferença! E quando esse ambiente ainda consegue ser bonito, agradável e ainda estimular a criatividade e produtividade dos funcionários? Esses são alguns dos benefícios que você consegue ao optar por plantas e flores no ambiente de trabalho.

Aqui você confere alguns dos benefícios de trazer a natureza para o lado de dentro do escritório e mudar não só a aparência do local, mas também a vida das pessoas com quem você divide a rotina.

Outro fator importante apontado por uma pesquisa da NASA, é que as plantas conseguem reduzir produtos químicos e tóxicos do ar que são emitidos por móveis, tapetes e outros objetos de escritório.

Você vai perceber que essas mudanças também demonstram uma preocupação do empregador em proporcionar uma área corporativa mais agradável aos funcionários.

Conheça agora algumas das vantagens de ter plantas perto de você durante o trabalho:

Mais produtividade

Por incrível que pareça, as plantas conseguem interferir nesse fator. Diversos estudos apontam que profissionais que trabalham em ambientes com flores e plantas conseguem ter maior produtividade e criatividade.

Outro estudo também aponta que as plantas no ambiente de trabalho são capazes de aumentar o envolvimento físico, mental e emocional dos funcionários com o trabalho em desenvolvimento.

Foi constatado ainda que o verde influencia diretamente o humor dos funcionários. De acordo com uma pesquisa da Universidade do Texas, quem tem plantas no escritório se mostra mais satisfeito com o trabalho que aqueles cujo espaço de trabalho não tem plantas ou vistas para espaços externos.

Uma alternativa quando não se tem plantas no interior é o ambiente de trabalho voltado para a área externa com árvores e plantas. Elas ajudam a reduzir a tensão e dores de cabeça, podendo ter impacto direto nos afastamentos por motivo de doença.


Redução do estresse

Uma outra pesquisa revelou que as plantas atuam também reduzindo o estresse dos profissionais. A pesquisa, desenvolvida na Universidade de Surrey, no Reino Unido, avaliou a frequência cardíaca e a pressão arterial dos profissionais que fizeram um teste considerado difícil em ambientes com plantas e sem plantas.

Os resultados dos que trabalham no ambiente verde foi bem superior ao outro. Isso porque os profissionais são influenciados positivamente pelas plantas sobre a percepção do espaço corporativo.

 

Melhora a aparência do ambiente

Sem dúvidas, o verde das plantas e elementos naturais modifica a atmosfera do ambiente. Você pode deixar seu espaço com muito mais charme e elegância ao agregar espécies, vasos e objetos decorativos. Outras soluções, como os muros verdes, são mais vistosas e modificam ainda mais a impressão do lugar.

Quando for compor o novo espaço, dependendo do seu objetivo e da destinação do ambiente, você pode escolher vasos grandes no chão ou vasos pequenos pendurados, presos na parede ou sobre mesas.

A escolha dessas peças, de acordo com a proposta do ambiente que está sendo montado, pode agregar elegância e originalidade.

Escolhendo as plantas para seu espaço de trabalho

Se você vai incorporar o verde para seu escritório, é importante levar em conta as plantas para ambientes internos e espécies que se dão bem com as condições disponíveis. Confira agora algumas dicas de plantas para ambientes internos.

Lembrando que é importante escolher um lugar fresco e arejado, de preferência longe dos aquecedores e/ou ar condicionado.

Astromélia (gênero Alstroemeria)

Parecida com os lírios, essas flores dão um toque ornamental a qualquer ambiente devido às suas belas flores. Devem ser cultivadas à meia sombra, sem incidência direta do sol e, com adubagem frequente, conseguem se desenvolver rapidamente.

Azaleia (gênero Azalea)

Encontrada em diversas tonalidades como rosa, branca e vermelha, florescem na primavera e murcham pouco tempo depois. Não precisam de tanto sol e se dão bem à meia sombra.

Orquídeas (família Orchidaceae)

Como precisam de bastante luz indireta, em ambientes fechados devem ficar próximo às janelas. Para fazê-las crescer e florescer de forma saudável, fique atento à adubação correta e aos cuidados com a rega, já que água em excesso pode matá-las.

Palmeira ráfis (Raphis excelsa)

Uma das espécies mais usadas em interiores devido à sua adaptação ao ambiente, esta planta possui diversos caules que são parecidos com um bambu e folhas plissadas bem próximas. Adapta-se a todo tipo de iluminação, porém é importante que seja regada com frequência, mas cuidado para não encharcar o solo e apodrecer suas raízes.

Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)

Sobrevive em condições desfavoráveis, aguenta extremos de alta e baixa temperatura, desde que aconteçam de forma esporádica. Segundo a NASA, purifica o ar eliminando substâncias como benzeno, xileno, formaldeído e tricloroetileno.

A jiboia é uma ótima alternativa por ser resistente e ainda ajuda a purificar o ar

Jiboia (Epipremnum aureum)

Um planta folhosa, bem popular e fácil de ser obtida. É muito resistente e não requer grandes cuidados, por isso é bastante utilizada em escritórios, comércio e locais públicos. Adapta-se facilmente a temperaturas entre 17°C e 30°C e só é preciso regá-la quando a terra estiver seca. Também é eficaz na absorção de formaldeído, xileno e benzeno.

font.floranativa

Tour Virtual

Confira ao lado alguns de nossos projetos, e compartilhe da nossa experiência com plantas e paisagismo, em um tour virtual feito especialmente para não perder nenhum detalhe.

+ Visualizar

Blog Flora Paraíba

+ Mais Notícias

Newsletter

Cadastre seu email no formulário abaixo, e receba nossas promoções, informativos e dicas sobre plantas e paisagismo.

Parceiros