Notícia

Paisagismo e iluminação

PAISAGISMO E ILUMINAÇÃO!

Aliados a arquitetura moderna, o paisagismo e a iluminação são elementos que complementam e valorizam um ao outro.

Um projeto paisagístico e luminotécnico têm o poder de enaltecer a fachada de uma casa e, por isso vem se consagrando cada vez mais como forte tendência.

Tanto que atualmente é muito comum ver fachadas de casas modernas com paisagismo e iluminação, realidade que pode ser constatada em comparação as fachadas de casas mais antigas.

Além da característica estética que ambas possuem, a iluminação se destaca por garantir mais segurança e o paisagismo por amenizar o calor.

Harmonizados com a fachada da casa, a iluminação e o paisagismo confere sofisticação e valorização. E pode ser usados tanto para destacar quanto disfarçar a fachada.

No paisagismo, algumas observações precisam ser levadas em consideração como respeitar os caminhos de circulação e acessos, bem como possuir uma composição paisagística mais baixa, o que facilita a visão tanto de quem entra e sai da casa.

Assim como os efeitos das plantas são diversos, suas espécies também e a escolha depende de inúmeros fatores como harmonia, beleza, gosto e clima - o mais importante. Comumente as plantas mais usadas no paisagismo das fachadas são plantas verticais (palmeiras, pandanus e dracenas) que dão mais imponência ao local. Plantas horizontais (buxos, cicas, heliconia, iris) que preenchem o jardim e forrações (singonio, jiboia, barba de serpente, grama amendoim) que são usadas para cobrir toda a terra do jardim.

A tendência do paisagismo moderno são jardins mais limpos, de modo que eles valorizem a fachada e não sobrecarreguem.

 

Já a iluminação, tem o poder de valorizar tanto a fachada quanto o paisagismo, ressaltando as formas, cores e texturas de ambos.

A ideia da iluminação cênica/decorativa é iluminar algumas plantas como se fosse de dia (não precisa ser todas) e destacar os detalhes da arquitetura da casa.

As luzes recomendadas são as frias (brancas) e as lâmpadas de led se possível, pois duram mais, gastam menos energia e são mais resistentes a jatos de água ou então as halógenas que alternam intensidade e tonalidade de luz.

 

As lâmpadas devem ser comportadas em spots, arandelas, balizadores, postes...de acordo com a necessidade do projeto paisagístico e dos detalhes da fachada.

A estrutura elétrica deve ser projetada com antecedência na fachada e no jardim para garantir que ambas fiquem devidamente escondidas e no caso do jardim evitar que os fios entrem em contato com a terra e sejam facilmente danificados.

Tour Virtual

Confira ao lado alguns de nossos projetos, e compartilhe da nossa experiência com plantas e paisagismo, em um tour virtual feito especialmente para não perder nenhum detalhe.

+ Visualizar

Blog Flora Paraíba

+ Mais Notícias

Newsletter

Cadastre seu email no formulário abaixo, e receba nossas promoções, informativos e dicas sobre plantas e paisagismo.

Parceiros