Notícia

Adubos caseiros para seu jardim: 2 tipos eficientes!

Nossa dica especial de hoje é para quem possui um jardim caseiro, e quer dar mais vida e disposição para todas as suas plantinhas. Separamos neste artigo algumas dicas muito úteis para produção de adubo natural caseiro, que pode ser obtido com o uso de cascas de frutas e legumes, que possuem vitaminas e sais minerais muito importantes para saúde das plantas.

Outra dica bem especial é nossa receita de farinha feita com casca de ovo, que é rica em sais minerais, que ajudam no crescimento e fortalecimento das plantas de todos os tamanhos. Vamos conferi-las:


Casca de frutas e legumes para adubar seu jardim


Uma boa dica para adubar seu jardim caseiro é o uso de cascas de banana cortada em pequenos pedaços. Elas são ricas em fósforo e potássio, que são muito nutritivas para as plantas.

Outras cascas, como a da cenoura, do chuchu, da batata, da abóbora, dentre outras leguminosas, também são uma ótima opção para adubar seu jardim. E os legumes são ótimas fontes de vitamina para as plantinhas, além de deixá-las muito mais bonitas e viçosas.

 


Hidratação com água das flores e do cozimento


E quem ganha flores no final de semana, e as coloca em jarros, também pode se beneficiar de sua água após as flores murcharem. Esta água vai acumulando os nutrientes das flores, que você pode utilizar para regar as plantinhas de seu jardim.

Você também pode utilizar a água do cozimento dos legumes para regar suas plantinhas, desde que nela você não tenha colocado sal, óleo ou temperos. Esta água absorve muitos nutrientes e minerais liberados pelos alimentos na hora do cozimento, e que podem beneficiar seu jardim caseiro.

 

Farinha de casca de ovo


Outro adubo caseiro muito bom para todos os tipos de plantas do seu jardim é o uso da farinha feita com casca de ovo, que é rica em nutrientes e minerais indispensáveis para o bom crescimento das plantinhas.

 

E para fazer a farinha de casca de ovo em casa você deve primeiro colocá-las para secar na sombra, pois o sol pode fazer com que o nitrogênio das cascas seja perdido com o calor em excesso. Faça isso logo após o consumo, para evitar o mau cheiro.

 

Depois que as cascas estiverem secas, você pode guardá-las em um saco de pão. Serão necessários pelo menos 12 ovos para produção de sua farinha caseira.

 

Quando tiver juntado muitas cascas de ovos, amasse-as com cuidado dentro do saco de pão, para que os pedaços fiquem menores. Agora é só colocar as cascas de ovos em um liquidificador e bater até que você obtenha um pó fino, que é muito mais fácil de ser absorvido pela terra de seu jardim. Esta farinha com casca de ovo pode ser armazenada em um pote de vidro com tampa, e armazenada em um local fresco.

 

E para aplicar no seu jardim, basta uma colher de café em vasos pequenos, e duas ou três nos vasos maiores, que já é suficiente para beneficiar suas plantas. E a adubação pode ser repetida a cada 40 dias, caso seu jardim ainda necessite de uma boa adubação.

Aprendeu como fazer um bom adubo caseiro?

Tour Virtual

Confira ao lado alguns de nossos projetos, e compartilhe da nossa experiência com plantas e paisagismo, em um tour virtual feito especialmente para não perder nenhum detalhe.

+ Visualizar

Blog Flora Paraíba

+ Mais Notícias

Newsletter

Cadastre seu email no formulário abaixo, e receba nossas promoções, informativos e dicas sobre plantas e paisagismo.

Parceiros