Notícia

Planta Podocarpo: Aprenda Tudo, das Características ao Plantio

A planta podocarpo (Podocarpus macrophyllus) é muito conhecida pela sua beleza e versatilidade, já que pode ser podada e obter os mais variados formatos, de acordo com o que cada pessoa preferir. Essa é uma planta que possui ótimas características, o que a torna ainda mais querida.

Existe uma concepção equivocada de que o plantio da planta podocarpo é muito difícil ou muito caro. Felizmente, todos podem contar com essa bela planta em seus jardins ou residências, sem gastar muito ou ter que enfrentar um trabalho muito complicado para o plantio e manutenção.


Características da Planta Podocarpo

O podocarpo também é conhecido por outros nomes, como pinheiro-de-buda, pinheiro-budista e kusamaki, sendo este último em japonês. Seu plantio pode ser feito tanto de forma isolada quanto para fazer uma cerca viva, o que traz um leque bem amplo de possibilidades.

As raízes da planta podocarpo não são muito resistentes. Por isso, é fortemente recomendável que ela seja plantada próximo à calçadas, para que resista bem e possa se desenvolver de uma maneira saudável.

A espécie apresenta uma boa resistência contra geada e maresia e, portanto, pode ser plantada em locais que apresentem esses comportamentos climáticos.

Essa planta, que é originária da Ásia, pode atingir até 20 metros de altura, caso não seja podada. Porém, na maior parte das vezes, os proprietários optam pela poda, o que a deixa ainda mais bonita e elegante e contribui bastante para o paisagismo do ambiente.

Certamente, uma das características mais marcantes são suas folhas, verde-escuras, brilhantes, bastante densas, perenes, compactas e lineares, o que proporciona um visual espetacular. Além disso, essa planta floresce na primavera, com pequenas flores amarelas.

A planta podocarpo é dioica, ou seja, existem tanto exemplares do sexo masculino quanto do sexo feminino. As plantas do sexo feminino dão frutos com coloração próxima ao vermelho e ao roxo, que servem para atrair pássaros, que vêm até as plantas para comer esses frutos.


Como Plantar Podocarpo da Melhor Maneira Possível?

A forma de como plantar podocarpo é determinante para que a planta possa se desenvolver de uma maneira saudável. Por isso, é necessário tomar todos os cuidados e seguir às recomendações de plantio.

Se você quiser fazer o plantio das mudas de podocarpo com o intuito de deixá-las isoladas, então basta abrir uma cova de 30 cm de largura e 30 cm de profundidade e adubá-la, com o uso de 1,5 kg de algum composto orgânico, 60 g de algum formulado supersimples ou fosfato e 1 kit adubo para plantio.

É importante esperar por 3 dias, após a adubação, para que as mudas de podocarpo sejam efetivamente plantadas, pois se isso for feito antes do tempo, as raízes podem se queimar. A cova também deve ser molhada 1 vez por dia.

Depois de passados esses dias, as mudas de podocarpo devem ser colocadas na cova e cobertas com terra. Para que ela não seja danificada, é essencial não regá-la com abundância, já que isso pode encharcar a planta e fazer com que ela morra.

Quanto ao lugar do plantio das mudas, é recomendável que estas fiquem com uma distância de pelo menos 20 cm de barreiras, como muros ou cercas. Caso o plantio seja feito com uma distância menor, isso pode prejudicar o desenvolvimento das plantas, principalmente em sua fase adulta.

Para cultivar uma cerca viva de médio porte, as mudas de podocarpo devem ficar com uma distância de pelo menos 0,5 metro linear, para uma cerca mais densa, ou até 1 metro de distância entre cada muda. Nesse caso, a cerca será um pouco mais aberta, mas ainda assim ficará bastante funcional e com um excelente visual.


Tour Virtual

Confira ao lado alguns de nossos projetos, e compartilhe da nossa experiência com plantas e paisagismo, em um tour virtual feito especialmente para não perder nenhum detalhe.

+ Visualizar

Blog Flora Paraíba

+ Mais Notícias

Newsletter

Cadastre seu email no formulário abaixo, e receba nossas promoções, informativos e dicas sobre plantas e paisagismo.

Parceiros